segunda-feira, 8 de abril de 2013

twenty two...

22 anos “enfim”. Digo enfim porque um dia quis que o tempo passasse rápido. Bobagem! Crescer foi a pior coisa que me aconteceu, pq eu vi que não existiam contos de fada, e que eu nunca poderia ser a princesa que me entregaria ao príncipe “encantado” pra sempre. Mas tudo bem, não estou à espera de nenhum príncipe, mesmo pq não sou uma princesa. E tudo tem seu tempo certo.
Daí descobri que o mundo é frio, algumas pessoas são frias. E talvez elas nem tenham culpa por isso. Voce deve aprender a perdoar, pq a vida é complicada mesmo... Mas com a realidade vc acaba aprendendo a se virar. Percebe tbm que o mundo é bem competitivo, e pra se dar bem, vc tem que fazer o seu melhor.

Faça alguma coisa que goste. Caso contrário, acordar e ir para o trabalho será o seu maior sacrifício. Não tenha medo de mudar, de sonhar com alguma coisa melhor e lutar por ela. As vezes vc se sentirá fraco, mas o segredo é não desistir.

Nunca pense que vc não merece o que acontece de bom ou de ruim pra vc. E só vc pode escolher entre se tornar amargo, ou se tornar melhor.

Lembre-se que oportunidades e palavras ditas nunca voltam. Então, aproveite as oportunidades e aprenda a medir as palavras. Saiba que dar conselhos é fácil, o difícil é enxergar o outro como se vê a si mesmo. (E mais difícil ainda conhecer a si mesmo).

“A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Essa história de que a gente aprende com o sofrimento foi a maior mentira que ouvi até hoje. Nunca aprendi, nunca mudei sofrendo. Quem ensina é o só o tempo. Quem muda e transforma é só o amor. O AMOR. Não me refiro ao amor que diz: “Ou você nasce sem espinhos, ou nunca amarei as rosas”. Mas ao amor verdadeiro que aos poucos arranca esses espinhos, sem que elas deixem de ser rosas. Esse sim pode mudar tudo, mais do que a fé poderia. Aliás... fé talvez seja mera ilusão.

E para as feridas da alma, chore o quanto puder. Chore mesmo, pra poder se libertar o quanto antes. Calmantes, antidepressivos, telefonemas de madrugada podem funcionar temporariamente, mas o único remédio é o tempo.

Não acredite tanto no destino, ele sempre cai ao vão. Mas acredite em você. Acredite que você pode ser o que quiser. Aprenda a ter paciência, as coisas nunca acontecem de uma hora pra outra, tudo exige luta, esforço... e mais uma vez, tempo!

Não se faça de vítima dos seus problemas. Lembre-se que há pessoas em situações bem piores que a sua.

Lembre-se sempre que amigos são tipo anjos… e os verdadeiros estão aí para oferecer a “asa” qdo a sua está quebrada.

Não se esqueça que em tudo o que vc fizer, sempre haverá um infeliz torcendo contra. Nesse caso, mande ele se fuder, e não perca nunca o foco.

Conte mais os dias alegres do que os tristes. Caso contrário, a vida se torna insuportável. Aprenda perdoar, a raiva é um sentimento que só faz mal a vc mesmo. Mas não se esqueça que o mundo é cruel: Se vc fizer coisas boas, todos se esquecerão, mas erre apenas uma vez, e irão se lembrar pro resto da vida.

Ainda não aprendi a me preocupar menos com as coisas. Se alguém souber, me ensine como, pois as teorias que já li de nada me serviram.

“O amor é melhor pra quem ama”, ouvi essa frase de um amigo, e é verdadeira. Esteja sempre apaixonado, por qualquer coisa. Na verdade, se apaixone pelas suas metas. É bem melhor do que se apaixonar por coisas ou pessoas. Acho que ainda não aprendi isso... mas faça o que eu digo!

Ah, não perca tempo com dietas loucas. Nem pra engordar, nem pra emagrecer. Faça academia se gostar, mas não se esqueça que no final da sua vida, o que menos terá importância é sua boa aparência física (mesmo pq ela já nem será tão boa). Ela sempre vai embora enquanto o caráter e suas boas açoes permanecem. Seja essência! (Confesso que me assusta o fato das pessoas se aproximarem da gente pela beleza física, e qdo eu estiver enrugada e de peitos caídos?).

Não reclame demais das coisas. Isso acaba afastando as pessoas. Não queira ser dono da verdade. Você é humano e também erra. Saiba escutar, para que as pessoas tbm lhe escutem quando vc estiver na fossa.

Não se torne uma pessoa fria. Não se canse de olhar o por-do-sol, as estrelas, a lua. Se não tem o hábito de fazer isso, crie! Se tem a chance de morar na praia, caminhe na beira do mar. Isso tudo faz um bem danado, além da força que vc pode retirar da natureza! Leve alguns tombos na grama também. Pise descalço na terra, suba em árvores, aprecie o céu depois da chuva. Acompanhado tudo fica mais divertido, mas que seja uma boa companhia! Converse com animais e plantas também. (Não, isso não é loucura!). Reserve um tempo pra ficar sozinho e refletir. (Eu faço isso no ônibus enquanto vou a facul).

Acredite na sua sorte, mas também não deixe de acreditar que existe azar. A vida tem 50% de cada. Ainda não consigo acreditar no “segredo” de que pensamento positivo atrai apenas coisas positivas. Mas estou tentando, afinal, pensar positivo ou negativo dá o mesmo trabalho (ta bom vai, sei que é difícil pra caralho). Mas as vezes os resultados são bem diferentes.

Não perca contatos com amigos que valem a pena. Nem mantenha contato com quem não vale. Mas nunca se esqueça que o mundo dá voltas e que a pessoa que um dia vc “descartou” é uma das poucas pessoas que poderá ajuda-lo a se levantar qdo cair. (Por isso, nunca trate ninguem como se fosse descartável, um dia quem pode ser descartado é vc).

Se possível, carregue uma câmera fotográfica com você. (Mas tome cuidado quando leva-la à praia).

Não deixe de pensar na morte, ela que vai encorajar vc a se arriscar mais. Não discuta por coisas mesquinhas. Eu só perdi tempo com isso. Também não troque o que vc mais quer na vida por aquilo que vc quer no momento, pq o momento passa bem mais rápido.

Não permita que ninguém faça vc pensar que é menos importante do que é. Não deixe que joguem toda a culpa em vc por algo que deu errado. O mundo é um vai e vem, e todos somos responsáveis pelo bem ou pelo mal que causamos. Apenas não se esqueça do seu verdadeiro valor. E nem se esqueça dos seus erros, para não voltar a cometê-los!

Cuidado com falsas aparências. Há pessoas que dizem algo e depois se comportam completamente diferente na sua ausencia. Não tenha raiva, apenas cuidado, e pena dessas pessoas vazias. Lembre-se sempre de que na vida, o que a gente planta, a gente colhe. Eu estou tentando plantar apenas flores.

Um detalhe muito importante: Olhe nos olhos das pessoas, apenas nos olhos. E voce saberá o que se passa dentro dela.

Acho que ainda tenho muito o que aprender, tô aqui pra evoluir. Dá até medo! Mas não posso me esquecer que ainda tenho sonhos para realizar, missões a cumprir. Pode-se cair centenas de vezes, mas cada queda deverá ser um impulso para se por novamente de pé. E se eu já cheguei até aqui, é porque o que nao me mata, me fortalece!

“O meu olhar é nítido como um girassol. Tenho o costume de andar pelas estradas/ Olhando para a direita e para a esquerda,/ E de vez em quando olhando para trás...”.


(Karina Perussi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário